domingo, 27 de setembro de 2009

Pernilongo-de-costas-negras

Ficheiro:Black-necked Stilt.jpg

Pernilongo-de-costas-negras

Descrição sucinta, nomes comuns, localização…

Características

Descrição física…

Alimentação

Hábitos alimentares…


pernilongo-de-costas-negras se alimentando

Reprodução

Hábitos reprodutivos…


Ninho de pernilongo-de-costas-negras

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica


Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Referências externas

Galeria de Fotos

Himantopus mexicanus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómica
Perna-de-pau
Black-necked-stilt-morro-creek 306.jpg
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Ciconiiformes
Família:Charadriidae
Género:Himantopus
Espécie:H. mexicanus
Nome binomial
Himantopus mexicanus
Müller, 1776

O Perna-de-pau ou Maçaricão (Himantopus mexicanus) é uma ave nativa abundante na América, nos pântanos e na costa, numa área que vai da Califórnia, Golfo do México ao leste, na Flórida[1] e dali até ao sul do Peru, Região Norte do Brasil e Ilhas Galápagos. As aves do norte são migratórias, viajando no inverno para as regiões sul dos Estados Unidos da América e do México, raramente indo até a Costa Rica.

Na América do Sul o Perna-de-pau integra a forma conhecida por Himantopus (himantopus) melanurus.

Os adultos têm longas pernas rosa, um bico comprido e preto e uma extensa faixa branca que se estende na parte inferior do abdome, pescoço e parte da cabeça, que tem sua parte superior preta, assim como a nuca e costas.

[editar]Habitat

O Perna-de-pau habita preferencialmente os estuários, regiões lacustres, pantanosas e alagadiças.

Referências

  1. D. A. Sibley, The Sibley Field Guide to Birds of North America, Alfred A. Knopf, 472pp (2003) (em inglês)


[editar]Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobreHimantopus mexicanus

Pica-pau-verde-barrado

Pica-pau-verde-barrado

O Pica-pau-verde-carijó é uma ave piciforme da família Picidae. De porte médio, conhecido também como pica-pau-carijó (Rio de Janeiro).

Características

O tom esverdeado da plumagem camufla ainda mais. Na cabeça, característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. De perto e sob boa luz, as bolas negras na plumagem do peito e barriga podem ser vistas. Machos com pequeno bigode vermelho na base do bico.


pica-pau-verde-barrado macho

pica-pau-verde-barrado fêmea

pica-pau-verde-barrado jovem

Alimentação

Apresenta uma série de adaptações para a alimentação e locomoção. Para capturar formigas e cupins, por exemplo, produz uma secreção que age como uma cola pegajosa, dando à língua a capacidade preensora de uma vara com visgo. Além disso, a cauda age como órgão de apoio para substratos verticais. Para subir um tronco, o pica-pau pula para cima, de pés paralelos, “sentando” na cauda a cada parada. Através da ramaria horizontal, entretanto, pula como uma gralha. Para demarcar território, advertindo rivais, e como meio de comunicação entre machos e fêmeas, executam tamborilações. Essas consistem em bater com o bico empaus secos, cascas salientes, troncos ocos e até em chapas de aço, simplesmente para produzir rumor. Alimenta-se de formigas e larvas de outros insetos, principalmente besouros. Desce até os arbustos e o solo para coletar as primeiras. Come também frutos carnosos, principalmente no inverno, quando diminui a quantidade de insetos.


pica-pau-verde-barrado se alimentando

Reprodução

No período reprodutivo (a partir de julho), os machos iniciam a temporada de canto territorial. A timidez do resto do ano desaparece, dando lugar a uma vocalização intensa, contínua, especialmente nos períodos matinais. Nessas ocasiões, escolhe alguns pousos tradicionais em galhos altos, vários expostos. Pode cantar durante dias no mesmo lugar (às vezes semanas), emitindo uma risada alta e parecida com à do pica-pau-do-campo.
O macho exibe-se para a fêmea no cortejo pré-nupcial. O casal elabora uma cavidade para o ninho preferencialmente na madeira de árvores mortas, mas freqüentemente usa palmeiras e embaúbas. Preferem cavar na face da árvore que se inclina para o solo, o que facilita a proteção contra a chuva e a defesa da entrada. A câmara incubatória costuma ser forrada por pequenos pedaços de madeira, produzidos durante a construção do ninho. Dois a quatro ovos brancos e brilhantes são postos, ambos os pais revezando-se na incubação. Os filhotes nascem nus e cegos e são alimentados pelos pais, que regurgitam uma massa de insetos.


Casal de pica-pau-verde-barrado

Ninho de pica-pau-verde-barrado

filhote de pica-pau-verde-barrado

Hábitos

Vive em matas de galeria, cerrados, cerradões, caatingas, campos com árvores e na borda de florestas. É cada vez mais comum em áreas urbanas.


Habitat de pica-pau-verde-barrado

Distribuição Geográfica

Ocorre desde a foz do rio Amazonas (Ilha de Marajó) até o Rio Grande do Sul, e para oeste até o Mato Grosso. É encontrado também no Paraguai, Argentina e Uruguai.


Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Galeria de Fotos