sábado, 3 de outubro de 2009

Caneleiro-de-chapéu-preto

Caneleiro-de-chapéu-preto

Detalhar som


Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Família: Tityridae
Gray, 1840
Espécie: P. validus
Nome Científico
Pachyramphus validus
(Lichtenstein, 1823)
Nome em Inglês
Crested Becard

Fotos | Sons

Este pássaro, assim como os demais Tityridae, pertencia à família Cotingidae e era denominado de Platypsaris rufus.
O caneleiro-de-chapéu-preto é uma ave passeriforme da família Tityridae. Também conhecido como caneleira, caneleiro, caneleiro-de-chapéu-negro e caneleiro-de-crista.

Características

Macho todo escuro, negro em parte das costas e cabeça, acinzentado na região ventral. Nas asas, algumas penas brancas, raramente visíveis à distância. Fêmea marrom, mais clara na região ventral. Na cabeça, o característico topo cinza escuro, em forte contraste com o corpo. Área clara na frente dos olhos, característica semelhante às outras espécies desse gênero, mas virtualmente invisível no macho.
Dignas de menção são uma das suas rêmiges primárias muito alterada e a mancha branca do dorso, só visível quando as penas são levantadas como acontece também com vários formicarídeos. O seu canto lembra o dos beija-flores. Raramente emitem um chamado baixo, anasalado.


caneleiro-de-chapéu-preto macho

caneleiro-de-chapéu-preto fêmea

Alimentação

Associam-se aos bandos mistos, embora busquem invertebrados e frutinhos de maneira isolada também. Possuem pousos preferidos na mata e, uma vez localizados, deixam-se observar nos longos períodos em que ficam à espreita de insetos em movimento.


caneleiro-de-chapéu-preto se alimentando

Reprodução

O ninho, geralmente pendente, chama de longe a atenção por ser uma construção grande, de fibras vegetais, com a entrada na parte lateral e a câmara de ovipostura na parte superior. O macho, às vezes, auxilia na construção do ninho, mas só a fêmea incuba os ovos que podem ser verde-oliva, pardo-claros ou cinzas com manchas pardo-enegrecidas. O tempo de incubação é, provavelmente, de 18 ou 19 dias e os filhotes são alimentados pelo casal.


Casal de caneleiro-de-chapéu-preto

Ninho de caneleiro-de-chapéu-preto

Hábitos

Vive em casais, ocasionalmente grupos familiares. Destaca-se na vegetação, gostando de ficar em poleiros expostos acima da mata ciliar, cerradão ou mata seca, bem como logo abaixo da copa e na parte média da mata.

Distribuição Geográfica


Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Galeria de Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário