sábado, 10 de outubro de 2009

Irerê


O Irerê é uma ave anseriforme da família Anatidae. Também conhecido por paturi, siriri, marreca-viúva, marreca-piadeira.
Provavelmente nosso pato mais bem conhecido, seja pela sua beleza, pelo fato de se aproximar muito das áreas urbanas e pelo seu canto típico. É a sua vocalização que lhe empresta o nome irerê ou paturi, muito agudo e alto, lembrando o barulho de alguns apitos ou o som de brinquedos de borracha.

Características

A máscara branca na face contrastando com o pescoço negro e o bico chumbo torna esta espécie inconfundível. O peito é castanho e o resto do corpo é finamente estriado em branco e preto. Quando em vôo é possível ver as asas escuras.

Alimentação

Assim como outros marrecos alimenta-se basicamente de plantas submergidas e gramíneas nas margens dos lagos, mas também come invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos.


irerê se alimentando

Reprodução

O ninho é construído no chão. A fêmea bota de 8 a 14 ovos, sendo que o macho pode ajudar a chocar. Ambos cuidam dos filhotes.


Casal de irerê

Ninho de irerê

Hábitos

É encontrado em quase qualquer corpo d'água ao longo de sua ampla distribuição que vai da Argentina até a América Central e curiosamente também ocorre na África Ocidental. Pode ser encontrado até mesmo em lagos poluídos. É mais ativo nos crepúsculos e a noite. Não é raro ouvir o piado desta ave a noite sobrevoando até mesmo grandes cidades em bandos. Chega a formar bandos de várias dezenas de indivíduos, principalmente duran te as migrações sazonais que realiza no sul do país.


Bando de irerê

Habitat de irerê

Distribuição Geográfica


Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Galeria de Fotos


Detalhar som


Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Leach, 1820
Subfamília: Dendrocygninae
Reichenbach, 1850
Espécie: D. viduata
Nome Científico
Dendrocygna viduata
(Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês
White-faced Whistling-Duck

Fotos | Sons

Nenhum comentário:

Postar um comentário