sábado, 10 de outubro de 2009

Saracura-três-potes


Também são conhecidas por saracura-do-brejo, sericóia, sericora e três-potes. A saracura-três-potes (Aramides cajanea) é uma ave da famíliaRallidae. Em geral, é mais escutada do que vista. Vive no chão de áreas alagadas com vegetação densa, manguezais, margens de rios e lagoas. Seu canto dá origem aos seus três nomes comuns mais freqüentes. Escutado no clarear do dia e no escurecer. Pode, no entanto, ser ouvido no meio do dia ou à noite. O canto é um dueto entre os membros de um par e, às vezes, em coro com vizinhos. Muito grave e alto. Conforme a região do país, o sotaque local produz cada um dos nomes comuns.

Características

Mede 39 centímetros. Habitantes de mata, camuflados pela cor e pelo padrão da plumagem possue o dorso castanho-esverdeado, pescoço e cabeça cinzentos, o peito é castanho-ferruginoso e o bico, amarelo-esverdeado. As pernas e pés são vermelhos com o tarso mais comprido do que o dedo médio. Não apresenta dimorfismo sexual.


saracura-três-potes adulto

Alimentação

São onívoras alimentando-se de capim, sementes, larvas de insetos, pequenas cobras d'água, pequenos peixes e crustáceos, sempre apanhados no chão, entre as folhas da mata ou do brejo, bem como na água rasa.


saracura-três-potes se alimentando

Reprodução

Constrói seu ninho no meio do junco, rodeado por água ou nas margens dos córregos, em meio a vegetação densa. A postura é de 4 ovos brancos com manchas marrons. Os filhotes são negros com a cabeça avermelhada.


Casal de saracura-três-potes

Hábitos

Podem ser observada nas margens dos corixos, nas praias e nas beiras das estradas. Logo que percebe algo estranho, mete-se na vegetação fechada próxima. Embora possam voar bem, usam as pernas como principal forma de escape. Quando espantados, seu vôo é curto, desajeitado e com as pernas pendentes.

Vistas em locais abertos, parecem galinhas, por manterem suas caudas levantadas entre as asas e as típicas passadas. Ciscam a terra e folhas com os bicos, ressaltando a semelhança visual. De vez em quando, baixam e levantam a cauda rapidamente, um tique que serve para o contato visual entre os membros do par. Em geral, vive solitária ou em casais.

Pequena e desajeitada, a saracura passa o dia escondida em silêncio, mas nas horas do alvorecer e do fim da tarde, ouve-se seu canto que diz claramente “três-potes - um coco - um coco”, e que, segundo a crença popular, é prenúncio certo de chuva. Macho e fêmea cantam em dueto, cada um emitindo uma parte do canto.


Habitat de saracura-três-potes

Distribuição Geográfica

No Brasil existem duas subespécies de saracuras três-potes, encontradas em todos os Estados, tanto no litoral como no interior.


Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Galeria de Fotos

Listar todas as Saracura-três-potes

Detalhar som


Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
Rafinesque, 1815
Espécie: A. cajanea
Nome Científico
Aramides cajanea
(Statius Muller, 1776)
Nome em Inglês
Gray-necked Wood-Rail

Fotos | Sons

Nenhum comentário:

Postar um comentário